TIME-OUT
Publicado em: 15/02/2019 00:00
Por: Patricia.lima
Uma Palavra do Editorial
Em tradução [livre], Time-Out é “tempo esgotado”, acabado. Segundo o livro Regras de Jogo do handebol, da Federação Internacional, o Time-Out pertence à Regra nº 2 - Duração da partida, o sinal de término e o Time-Out, e, de Gesto-Forma nº 15:
2.8 Um Time-Out é obrigatório quando:
a) uma exclusão por 2 minutos ou uma desqualificação for aplicada; b) um tempo técnico for concedido; c) houver um sinal de apito do cronometrista ou do Delegado técnico; d) consultas entre os árbitros forem necessárias, conforme a Regra 17:7. (Regra do Jogo)
Time-Out pode ser correlacionado com o passado já que, pela tradução, esgotado significa algo que não se encontra mais, porém se conectado ao presente, pode ser um tempo de espera, de conversa, de resolução de conflito, de discussão de um problema e até uma busca por esclarecimento e conhecimento.
"Há, basicamente, duas maneiras de conceber o fluxo do tempo: desde o passado em direção ao futuro, ou desde o futuro em direção ao passado (BORGES, 1960 In. IZQUIERDO, 1989). Em qualquer um dos casos, o fluxo nos atravessa num ponto, que denominamos presente” (IZQUIERDO, 1989).
Sendo assim, o objetivo da coluna é confluir o passado com o presente para resgatar, relembrar e produzir a memória do handebol brasileiro apresentando um compilado de temas que permeiam e envolvem a modalidade. Temas como campeonatos, arbitragem, confederações e entidades, história de equipes, perfis de atletas e as personalidades já conhecidas pelos fãs, mídia nacional e o handebol, fisioterapia, nutrição, psicologia, categorias e as variações da modalidade já existentes atualmente.
A nostalgia esportiva do dia de domingo trouxe o apelo que é o objetivo da coluna Time-Out. Por isso, convidamos você, amante, apaixonado, estudioso e praticante de handebol, a acompanhar nossa coluna semanal.
A coluna foi pensada em você e para você, por isso participe, não só enviando comentários e sugestões de pautas, mas participando de nosso jogo Team Time-Out, TTO.
Regras do Jogo TTO:
Fonte: IZQUIERDO, Ivan. Memórias. Estud. av. vol.3 no.6. São Paulo, 1989.
Comentários