Indoor

Brasil estreia no Campeonato Sul-Centro Americano Júnior

Publicado em: 01/04/2019 00:00

Por: Patricia.lima

 

[Da Redação] A Seleção Brasileira estreia nesta quarta-feira, 03, contra o Paraguai na primeira rodada do I Campeonato Sul-Centro Americano de Handebol Júnior Masculino. Na última quarta-feira, 27, a Federação de Handebol do Uruguai retirou participação no campeonato, portanto, a disputa das três vagas para o Mundial na Espanha passou a ser Round-Robin entre as seis seleções.

 

O foco da seleção júnior é garantir sua vaga no Campeonato Mundial na Espanha e segundo o técnico da seleção júnior masculina, Ivan  o Macarrão, os três dias de treinamentos foram transformados em muitas sessões de treinos tendo o cuidado para não desgastar os jogadores. “Independente de adversários e de como serão os jogos, o objetivo é  buscar a classificação. E mesmo com a saída do Uruguai, temos que vencer”, comenta o Maziero.

 

Washington Nunes, técnico da seleção adulta masculina explica que o procedimento de convocação, tanto da categoria júnior quanto da adulta, é pelo monitoramento desde as categorias primárias já que não há fase de acampamento. Segundo ele, a comissão estabeleceu há algum tempo, um modelo de jogo nacional e, portanto, todos os atletas que participam dos acampamentos têm automatizado o modelo o que facilita na assimilação quando a seleção é reunida. “Para você convocar uma seleção adulta, você fica observando os jogos, analisando desempenho dos jogadores e a partir daí você faz a convocação da seleção. Todos esses jogadores - sem exceção - passaram pelos acampamentos. Evidentemente que os que passam por acampamento, vão sendo a base dessa metodologia e a partir do júnior, já está incorporado, já é uma equipe praticamente adulta com alguns jogadores que podem até ingressar na seleção adulta”, diz o técnico.

 

Rafael Akio, supervisor da seleção acredita que a desistência do Uruguai muda muito no campeonato, mas que será uma boa competição. “Os adversários serão duríssimos e teremos que nos doar ao máximo. A fase de treinamento foi muito proveitosa para retomar os trabalhos com os atletas”, comenta Akio.

 

Apesar de serem poucos treinos, Washington vê resultados positivos no entrosamento da equipe e acredita que, caso classifiquem para o mundial, terão mais tempo para treinamentos. “É uma equipe qualificada que tem qualidade técnica bem apurada e acreditamos muito na classificação. Todo mundo vai jogar para classificar e para ganhar a medalha de ouro, mas o primeiro objetivo é a classificação para o mundial”, conclui o técnico.

 

Washington analisa os adversários do Brasil e pensa numa final contra a Argentina. “Podemos olhar o Chile em franca ascensão, sempre com um bom trabalho. A Colômbia que vem com uma nova força, alguns meninos com características físicas interessantes. E a Argentina com um trabalho de seleção permanente, isso também vai mostrar provavelmente uma qualidade bem grande dessa seleção argentina, porque ela treina ao longo do ano todo”, avalia Washington Nunes.



Cronograma do Campeonato [horários de Brasília]:

 

03.04.2019 - Quarta-feira

18.00| Chile-Colômbia

20.00| Brasil-Paraguai

22.00| Argentina-Venezuela

 

04.04.2019 - Quinta-feira

18.00| Colômbia-Brasil

20.00| Paraguai-Argentina

22.00| Venezuela-Chile

 

05.04.2019 - Sexta-feira

18.00| Paraguai-Colômbia

20.00| Argentina-Chile

22.00| Brasil-Venezuela

 

06.04.2019 - Sábado

18.00| Argentina-Colômbia

20.00| Venezuela-Paraguai

22.00| Chile-Brasil

 

07.04.2019 - Domingo

18.00| Colômbia-Venezuela

20.00| Chile-Paraguai

22.00| Brasil-Argentina

 

Os jogos serão transmitidos pelo canal do FC Balomano Colombia no Youtube.

Compartilhe:

Comentários

comentários providos por Disqus

Apoiador

Parceiros Institucionais

Filiado A