Indoor

Brasil vence e encerra Mundial de Kumamoto em 17º lugar

Publicado em: 09/12/2019 10:00

Por: Imprensa

 

O Brasil fechou a participação no 24º Campeonato Mundial de Handebol Feminino de Kumamoto com vitória sobre Senegal por 22 a 18 (13 a 9 no primeiro tempo) e ficou em 17º lugar, uma posição acima da obtida no último torneio em 2017 (18º). O jogo da President’s Cup – que define as posições do 13º ao 24º lugares – aconteceu na manhã dessa segunda-feira (9/dez) no Ginásio da Prefeitura de Kumamoto, no Japão. O Campeonato Mundial vai até o dia 15 de dezembro.

A Seleção Brasileira Feminina “embalou” e venceu as três últimas partidas na competição. Por ter ficado em quinto lugar na fase de grupos, disputou do 17º ao 20º lugares. Na partida contra Senegal as brasileiras chutaram menos e acertaram mais – foram 43 arremessos do Brasil e 44 das africanas –, e tiveram 51% de eficiência total.

Marcaram para o Brasil: Alexandra Nascimento (4 gols); Bruna de Paula, Larissa Araújo, Adriana de Castro, Mariana Costa (3 gols); Samara Vieira e Eduarda Amorim (2 gols); Tamires Araújo e Ana Paula Rodrigues (1 gol).

Sistema de disputa
A forma de disputa do Mundial de Kumamoto é o Main Round, adotado em competições como da Liga Europeia de Handebol (EHF). Nesse sistema, as 24 equipes são divididas em quatro grupos com seis equipes cada, na fase classificatória. Os três melhores de cada chave passam para a próxima fase e levam junto os pontos obtidos nas partidas disputadas entre classificados. Depois se dividem em dois grupos de seis equipes cada, e os dois primeiros de cada chave passam para as semifinais.
As equipes desclassificadas disputam a President’s Cup, que define as posições a partir do 13° lugar.

Jogos do Brasil

Fase de Grupos
30/11 – Sábado
Brasil 24x30 Alemanha

01/12 – Domingo
Brasil 19x19 França

03/12 – terça-feira
Brasil 27x33 Coreia

04/12 – quarta-feira
Brasil 18x24 Dinamarca

06/12 – Sexta-feira
Brasil 31x9 Austrália

President’s Cup (17° ao 20° lugares)
08/11 – Domingo
Brasil 32x19 Eslovênia

09/11 – Segunda
Brasil 22x18 Senegal

As convocadas:
Goleiras: Bárbara Arenhart (Vaci Noi Kezilabda/HUN), Gabriela Moreschi (Fleury Loiret/FRA) e Renata Arruda (Bera Bera/ESP);

Pontas: Adriana de Castro (Bera Bera/ESP), Ana Cláudia Bolzan (Esporte Clube Pinheiros/BRA), Alexandra Nascimento (Érd HC/HUN), Larissa Araújo (CSU Cluj Napoca/ROM) e Mariana Costa (CS Gloria Bistrit Nasaud/ROM);

Centrais: Ana Paula Belo (Rostov/RUS), Bruna de Paula (Fleury Loiret/FRA) e Patrícia Machado (MKS Zaglebie Lubin/POL);

Armadoras: Deonise Fachinello (Bourg de Péage/FRA), Eduarda Amorim (Gyori Audi Eto KC/HUN), Jaqueline Anastácio (Magura Cisnadie/ROM) e Samara Vieira (SCM Ramnicu Valcea/ROM); Gabriela Bitolo (Esporte Clube Pinheiros)

Pivôs: Isaura Menin (Rincón Fertilidad Malaga/ESP) e Tamires Araújo (HC Dunãrea Brãila/ROM).

Comissão Técnica: Jorge Duenas (Técnico), Juan Carlos Solar (Auxiliar Técnico), Cristiano Rocha (Auxiliar Técnico), Álvaro Casagrande (Supervisor), Jéssica Rocha (Fisioterapeuta), Júlia Bargieri (Nutricionista) e Pauline Bittencourt (Médica).

A Confederação Brasileira de Handebol é parceira do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e da Kempa Brasil.

Reportagem: Andréa Rodrigues (@deajornalista) | Jornalista Tchê Esportes

Compartilhe:

Comentários

comentários providos por Disqus

Apoiador

Parceiros Institucionais

Filiado A