Indoor

Federação Internacional divulga datas dos Pré-Olímpicos

Publicado em: 25/04/2020 20:05

Por: Patricia.lima

 

[Da Redação] A Federação Internacional de Handebol divulgou na noite da última sexta-feira, 24, as novas datas para os Torneios Pré-Olímpicos Masculino e Feminino, eventos qualificatórios para os Jogos de Tóquio. Os Torneios marcados para o ano de 2020, seguiram os caminhos dos Jogos Olímpicos: adiados para 2021.

 

As classificatórias olímpicas no feminino que seriam sediadas pela Espanha, pela Hungria e por Montenegro entre 20 e 22 de março de 2020, têm como nova data o período de 19 a 21 de março de 2021. Já as masculinas programadas para os dias 17, 18 e 19 de abril, na Noruega, na França e na Alemanha, vão ser realizados entre 12 e 14 de março de 2021.

 

A Seleção Brasileira Masculina foi sorteada junto à dona da casa, Noruega; ao Chile e à Coreia do Sul. Serão duas vagas em disputa pelas quatro equipes.

 

Para Henrique Teixeira, central da Seleção Brasileira, mesmo mantendo uma rotina de treinamentos adaptada para executar durante o período em que está em casa, falta o trabalho em quadra com bola e com os demais colegas de equipe. A respeito da nova programação, o central avalia positivamente o adiamento dos Jogos Olímpicos para julho de 2021 e enxerga o Campeonato Mundial como uma grande responsabilidade e possibilidade de preparação olímpica.

 

Temos um Mundial em janeiro e espero que tenhamos tempo hábil para treinamento, para preparação e que estejamos numa boa forma para jogarmos essa competição que é muito especial. Uma competição na qual temos como objetivo uma classificação melhor da qual tivemos na [edição] anterior que foi o 9º lugar. Posteriormente, teremos um Pré-Olímpico que é um campeonato de tiro-curto muito importante para nós. Provavelmente o mais importante dos últimos anos. Temos de usar o Mundial também para esta preparação, para ganharmos ritmo. Espero sair com a classificação para os Jogos Olímpicos”, avalia Teixeira.

 

O armador da Seleção, Haniel Langaro, conta que estabeleceu uma rotina de treinos em casa que estão sendo de segunda a sábado, para se manter ativo mesmo que falte um pouco de motivação já que ainda não há previsão para o retorno às atividades normais. Segundo ele, está aproveitando o período de calendários suspensos, para se  recuperar de algumas pequenas lesões. Haniel destaca que a proximidade entre a realização dos eventos, pode auxiliar no coletivo, porém, haverá um intenso calendário de atividades quando as Ligas nacionais retornarem à programação.

 

Imaginamos que fosse ser assim, bem corrido, com as competições próximas umas das outras. Acho que temos de procurar trabalhar o máximo possível. Como é pouco tempo entre as competições, acabamos não perdendo o entrosamento, acabamos não perdendo a qualidade do coletivo, o que é um ponto positivo. Mas, o negativo é que vai acumular bastante. Todas as Ligas vão aumentar a quantidade de jogos, o Mundial aumentará também a quantidade de jogos e logo tem o Pré-Olímpico... Mas, a oportunidade está aí para trabalhar e quem sabe alcançar o objetivo que é a vaga nos Jogos Olímpicos”, comenta Haniel.

 

A Internacional também divulgou o novo calendário para as competições no feminino de base. Os Campeonatos Mundiais Femininos Júnior e Juvenil foram adiados, mas para realização ainda no ano de 2020. A disputa na categoria Júnior antes prevista para 1º a 13 de julho na Romênia, passou a ser entre 2 e 13 de dezembro de 2020. Já a categoria Juvenil que seria de 18 a 30 de agosto na Croácia, foi reagendada para o período de 29 de setembro a 11 de outubro de 2020.

 

A respeito dos Campeonatos Mundiais de Beach Handebol previstos para julho na Itália, a IHF afirmou que foram suspensos e adiados, mas que a data e a sede ainda não foram definidas.



 

Patricia Lima.

Assessoria de Comunicação

Compartilhe:

Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia

A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!


Comentários

comentários providos por Disqus

Apoiador

Parceiros Institucionais

Filiado A