CBHb

CBHb apresenta proposta de Calendário

Publicado em: 22/05/2020 16:00

Por: Patricia.lima

 

[Da Redação] Em decorrência da Pandemia do COVID-19, as Entidades responsáveis pelo esporte nacional e internacional seguiram as recomendações dos Órgãos de Saúde e suspenderam seus calendários de atividades. Na noite de ontem, quinta-feira, 21, a Equipe Técnica junto à Presidência da Confederação Brasileira de Handebol, apresentaram uma proposta de calendário de competições que reduz os custos e otimiza o período hábil para atividades.

 

Estávamos aguardando maiores informações de nossos parceiros nacionais e internacionais para que pudéssemos planejar um calendário de atividades para o ano de 2020. Decidimos por manter a proposta prevista, e a primeira medida foi entrar em contato com as Federações que outrora haviam manifestado interesse em realizar os eventos. Entendemos que as dificuldades serão maiores em sediar e participar, por isso, as decisões foram em não realizar os Zonais; priorizar os campeonatos que são requisitos para o Bolsa-Atleta e a recuperar o Centro de Desenvolvimento. Esse calendário é uma proposta que está sujeita à modificações em função das determinações dos três níveis de governo”, explica Manoel Luiz Oliveira, Presidente da CBHb.

 

A proposta de calendário prevê o início das competições ao final do mês de agosto, estendendo-se até o mês de dezembro. Na elaboração, a Equipe Técnica da CBHb priorizou a realização dos Campeonato Brasileiros que são requisitos para obtenção do Bolsa-Atleta. Outro destaque é a opção em não realizar os Zonais com a finalidade de conter os gastos ainda que a Fase Final tenha aumento no número de equipes participantes. Para tal, caso haja necessidade de uma segunda quadra para disputas, a CBHb está reunindo esforços para recuperação do Centro Nacional de Desenvolvimento do Handebol, em São Bernardo do Campo.

 

Além disso, a CBHb aguardou a confirmação da Confederação Sul e Centroamericana de Handebol, COSCABAL, a respeito da realização das qualificatórias para os Campeonatos Mundiais Femininos Juvenil e Júnior. Em abril, a Federação Internacional apresentou as novas datas dos Mundiais que serão entre 29 de setembro e 11 de outubro de 2020 a categoria Juvenil, e 2 e 13 de dezembro de 2020 a Júnior. Assim, a COSCABAL decidiu pela classificação direta das três seleções que tiveram o melhor ranqueamento nas disputas dos últimos Campeonatos Mundiais dessas categorias, que foram Brasil, Argentina e Chile. Portanto, os Campeonatos Brasileiros das respectivas categorias foram marcados um mês antes das novas datas dos Mundiais.  

 

O calendário apresentado contempla a Liga Handebol Brasil; os Campeonatos Brasileiros nas cinco categorias; os Circuitos Brasileiros de Handebol de Areia nas categorias Cadete, Juvenil e Adulto e a Copa Nordeste de Seleções Cadetes em ambos os nipes. O prazo final das inscrições para os Campeonatos de Handebol Indoor é dia 10 de julho de 2020. Já para os Campeonatos de Handebol de Areia, ainda não tem data prevista. 

 

Na esfera internacional, ao final do mês de março, o Comitê Olímpico Internacional divulgou a nova data para realização dos Jogos Olímpicos de Tóquio. A cerimônia de abertura será no dia 23 de julho e a de encerramento, no dia 8 de agosto de 2021.

 

No mês passado, abril, a Federação Internacional de Handebol divulgou as novas datas para os torneios classificatórios para os Jogos de Tóquio, os Pré-Olímpicos. Antes programados para o ano de 2020 nos meses de março os femininos e abril os masculino, todos foram postergados para os dias 17, 18 e 19, os Pré-Olímpicos masculinos e 19, 20 e 21, os Pré-Olímpicos femininos. Os países sedes continuam sendo Espanha, Hungria e Montenegro para as qualificatórias femininas e Noruega, França e Alemanha, para as masculinas.



Clique no link abaixo para ter acesso ao Calendário de Competições de 2020 da CBHb.

 

CALENDÁRIO COMPETIÇÕES CBHb 2020



Patricia Lima.

Assessoria de Comunicação

Compartilhe:

Comentários

comentários providos por Disqus

Apoiador

Parceiros Institucionais

Filiado A