CBHb

CEECBHb define critérios para eleitores

Publicado em: 29/05/2020 21:00

Por: Patricia.lima

 

[Da Redação] Na tarde desta sexta-feira, 29, a CEECBHb, Comissão Eleitoral Especial da Confederação Brasileira de Handebol, definiu os critérios a respeito de quais eleitores ‘atletas’ e ‘clubes’ terão direito a voto, e o prazo para realizar a inscrição. O processo eleitoral tem por exclusiva finalidade, a ampliação da representatividade das categorias ‘atletas’ e ‘clubes’ no Colégio Eleitoral da CBHb, como determinado no Estatuto da Confederação. A IV Reunião Ordinária da Comissão, apesar de longa, teve êxito em sua programação previamente determinada.

 

O ponto mais importante foi a deliberação sobre os Atletas e Clubes com direito ao voto dentro do prazo previsto de 15 dias úteis (artigo 3º, inciso II, da Portaria Conjunta nº 002/2020). Durante o processo, as Comissões de Atletas e de Clubes apresentaram propostas que foram intensamente debatidas pelos stakeholders do handebol brasileiro, culminando nas decisões da reunião de hoje”, comenta Vinícius Coltri, Presidente da CEECBHb.

 

Para o ‘Atleta-Eleitor’, fundamental ter idade superior a 18 anos, ter comprovante de participação nas temporadas 2018 e/ou 2019 das competições elencadas nos Artigos 3º e 4º do Edital do Processo de Registro de Candidatura da Categoria Atletas, que está disponível no sítio da CBHb, na aba Eleições Atletas. Para os atletas inativos, com idade acima de 18 anos, que têm interesse em votar no pleito, precisam ter participado de, no mínimo, uma das competições elencadas nos Artigos 3º e 4º do Edital do Processo de Registro de Candidatura da Categoria Atletas, nos últimos 52 meses que antecedem à eleição.

 

Têm direito a voto, todos os atletas que disputaram pela Seleção Brasileira os Jogos Olímpicos, Jogos Pan-Americanos (ODEPA), Campeonatos Mundiais e World Beach Games; ou atletas que residem no exterior e estão em competições elencadas no Artigos 3º e 4º do Edital do Processo de Registro de Candidatura da Categoria Atletas, que a elas se equiparem.

 

Se cumpridas todas as determinações, o Atleta preencherá a ‘cédula eleitoral’ tendo direito a escolher o total de até 16 (dezesseis) candidatos, discriminando: 8 (oito) Atletas Indoor (4 femininos e 4 masculinos), 6 (seis) Atletas Beach (3 femininos e 3 masculinos) e 2 (dois) Atletas Inativos (1 feminino e 1 masculino). O período para realização da inscrição é de 15 a 26 de junho de 2020.

 

Já para o ‘Clube-Eleitor’, é indispensável a personalidade jurídica, o CNPJ. Deve ser representado pelo presidente ou alguém por ele credenciado, sendo maior de 18 anos em ambos os casos. Ter participado da Liga Nacional, incluindo as fases de Conferência da LNH, ou Campeonato Brasileiro nas temporadas 2018 e/ou 2019. O Clube precisa estar regularizado perante à CBHb ou à respectiva Federação e não pode estar cumprindo qualquer tipo de punição.

 

Se cumpridas as determinações, o Clube terá direito a votar em 4 (quatro) candidatos. O período para realização da inscrição é de 15 a 26 de junho de 2020.

 

Destaco ainda, que a Comissão aprovou critérios de Atletas e Clubes para os eleitores semelhantes aos editais de candidatura das duas categorias. Após intenso debate nestas duas últimas semanas com todos os stakeholders que procuraram a Comissão Eleitoral, ampliamos a proposta inicial. Incluímos os atletas que disputaram os campeonatos da Confederação Brasileira de Handebol nas temporadas 2018 e/ou 2019”, explica Coltri.

 

Na Reunião Ordinária de hoje, a CEECBHb também aprovou o calendário de atividades com previsão de pleito para dia 09 de agosto de 2020, e divulgação dos eleitos no mesmo dia.



Clique nos links abaixo para ter acesso aos documentos.


CRITÉRIOS SOBRE ELEITORES ATLETAS E CLUBES QUE TERÃO DIREITO A VOTO

CRONOGRAMA CEECBHb

 

 

Patricia Lima.

Assessoria de Comunicação

Compartilhe:

Comentários

comentários providos por Disqus

Apoiador

Parceiros Institucionais

Filiado A