CBHb

Eleição para Ampliação da Representatividade no Colégio Eleitoral da CBHb se aproxima

Publicado em: 14/08/2020 20:00

Por: Patricia.lima

 

[Da Redação] Às vésperas da Eleição para ampliação da representatividade das categorias Atletas e Clubes no Colégio Eleitoral da CBHb, a Confederação divulgou o vídeo oficial atualizado dos candidatos e o vídeo oficial pertencente à Campanha de Conscientização do Eleitor. O pleito será realizado neste domingo, 16, pelo site da Confederação Brasileira de Handebol neste link  https://sge.cbhb.org.br/eleicao/inicio-processo , no período entre as 9h e 17h [horário de Brasília].

 

Torço para que neste domingo, tudo corra na mais perfeita ordem. Que todos os candidatos concluam este Processo satisfeitos por terem contribuído para o engrandecimento do Handebol Brasileiro e com a certeza de que, independente do resultado, a modalidade precisa da colaboração de todos nós para um futuro promissor”, comenta Vinícius Coltri, Presidente da Comissão Eleitoral Especial.

 

Em Nota de Esclarecimento publicada na noite de quinta-feira, 13, o Conselho de Administração da CBHb se manifestou a respeito de alguns pontos que devem ser observados no contexto do Estatuto da CBHb e que são essenciais para o entendimento tanto do Processo Eleitoral quanto do novo período nas decisões da gestão da CBHb que se inicia com a Eleição no dia 16. Pontos esses que têm sido comumente interpretados e replicados equivocadamente pela comunidade os quais também foram abordados na campanha de conscientização do eleitor da CBHb.

 

O COAD também destacou que o momento pelo qual a comunidade do handebol está passando é histórico para o esporte brasileiro como um todo, visto que possui a maior participação, tanto de atletas quanto de clubes, dentre todos as demais modalidades do mundo olímpico brasileiro. Diretamente envolvidos no processo, além dos membros da organização, foram 57 atletas-candidatos, 5 clubes-candidatos e, 1195 atletas-eleitores e 34 clubes-eleitores.

 

Estamos dando aula de governança e de participação de todos os stakeholders do Handebol Brasileiro. Lembrando sempre que isso não significa menosprezo, de forma alguma, ao trabalho das Federações Estaduais da modalidade que é de extrema importância para o crescimento do handebol o que nós do Conselho entendemos ser fundamental. A massiva participação de atletas nos impressiona, pois mostra a mobilização deles para o crescimento do esporte. Aliás, esse processo também está sendo feito em outras modalidades esportivas no Brasil. O Handebol é a vanguarda do processo o qual é determinado pela Legislação”, avalia Ricardo Trade, Presidente do COAD da CBHb.

 

Em maio de 2020, foi instituída uma Comissão Eleitoral Especial constituída por cinco membros, a fim de conduzir o processo eleitoral para ampliação da representatividade das categorias de Atletas e de Clubes no Colégio Eleitoral da Confederação Brasileira de Handebol. A Comissão teve como objetivos fundamentais organizar, coordenar e concluir o Processo Eleitoral, com total apoio da CBHb, do COAD e da parceira Bigmidia na condução.

 

Este é um momento histórico fora das quatro linhas do Handebol Brasileiro no qual a Comissão Eleitoral pôde conduzir com autonomia a Eleição de Atletas e Clubes. A cada etapa decisória, a Comissão democraticamente ouviu todos os stakeholders do handebol: as presidências de Federações, representantes de Clubes, Atletas, Árbitros e demais interessados. Com muita alegria que nos aproximamos da data da Eleição de Atletas e Clubes! Agradeço à Confederação Brasileira de Handebol (Presidência, Conselho de Administração, Ouvidoria, Gerência Executiva, Comunicação e Secretaria), Bigmidia (desenvolvedora do Sistema de Gestão Esportiva) e inúmeros amantes do handebol que colaboraram para chegarmos a esta última etapa”, reconhece Vinícius Coltri.

 

Na Nota, o COAD conceitua as categorias atleta e clube do Colégio Eleitoral da CBHb as quais são um grupo de atletas e um grupo de  clubes eleitos pelos seus pares, para participar das Assembleias Gerais com a finalidade de contribuir com as principais decisões estratégicas da CBHb. Portanto, os eleitos no pleito do dia 16, terão o direito à participação nas Assembleias da CBHb seja ordinárias, eletivas ou extraordinárias.

 

Já as Comissão de Árbitros, Atletas e Clubes, são comissões técnicas que visam dar apoio ao Presidente da CBHb nas tomadas de decisões no âmbito da gestão esportiva, no dia-a-dia da Confederação, e têm representatividade nas Assembleias Gerais através dos seus respectivos presidentes.

 

Os membros que compõem as Comissões da CBHb são: Bruno Carlos de Oliveira, Felipe Borges Dutra Ribeiro, Alice Fernandes da Silva e Gil Vicente de Paes Pires a Comissão de Atletas; Liga Taubateana de Handebol, Clube Português do Recife e Instituto Internacional Hand Brasil a Comissão de Clubes; Sálvio Pereira Sedrez, Clodoaldo Damasceno Paz, Ésilo de Mello, Dnaldo Silva do Nascimento, Alcimar Duque Teixeira e Dênio Ismael da Costa a Comissão de Árbitros. Importante ressaltar que o direito de voto dos Presidentes das Comissões continua assegurado segundo Estatuto da CBHb.

 

Aos eleitores, o pleito será pelo site da CBHb e terá início às 9h neste domingo, 16, se estendendo até as 17h [horário de Brasília]. O atleta-eleitor poderá votar em até 16 candidatos sendo 4 homens atleta-ativo indoor, 4 mulheres atleta-ativo indoor, 3 homens atleta-ativo beach, 3 mulheres atleta-ativo beach, 1 homem atleta-inativo e 1 mulher atleta-inativo. Já para o clube-eleitor serão até 4 candidatos na cédula eleitoral. Se, o candidato se sentir assediado, a Comissão Eleitoral Especial junto à CBHb, disponibilizou um canal de Ouvidoria para receber denúncias eleitorais, também no site da CBHb pelo link  <https://cbhb.org.br/v1/ouvidoria>.



Clique no link para acessar o documento do COAD.

https://sge.cbhb.org.br/_uploads/orgaoAnexo/1Sa4qK4XAmzGpOC1UFnKUiXbVIM9Wbh-e.pdf



Patricia Lima.

Assessoria de Comunicação

Compartilhe:

Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia

A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!


Comentários

comentários providos por Disqus

Apoiador

Parceiros Institucionais

Filiado A