Indoor

Brasil estreia no Gjensidige Cup

Publicado em: 03/01/2019 00:00

Por: BigMidia

 

Como preparação para o Mundial de Handebol Adulto Masculino da Alemanha-Dinamarca 2019, a equipe da Seleção Brasileira chegou à Noruega no último dia 27 de dezembro para a primeira fase de preparação e treinamento. Na tarde de ontem (02/01), os jogadores seguiram para Oslo em concentração para a estreia no quadrangular ?Gjensidige Cup 2019 contra a Holanda, que acontecerá hoje (03/01).


Completando o torneio, Noruega, a sediante, e Islândia fazem o jogo de abertura, também hoje. Logo após o Torneio 4 Nações Escandinavo, a Seleção Brasileira seguirá para a Alemanha para realizar a segunda etapa do treinamento e para disputar a primeira fase do Mundial, em Berlim.


Apesar dos problemas de lesão que resultaram em cortes na equipe, o técnico da equipe Washington Nunes ressalta que a fase de treinamento foi excelente. “Chegamos ontem a Oslo e  hoje iniciamos os jogos com a Holanda. Acredito que vai ser um bom período de competição, mas acima de tudo, esse período aqui é de percurso ainda porque teremos uma fase de treino na Alemanha antes da estreia. Portanto acredito que estamos num bom caminho?", afirma Nunes.


A relação final que disputará o ?Gjensidige Cup 2019,? em Oslo, e seguirá para o

Campeonato Mundial na Alemanha-Dinamarca é: 


Leonardo Tercariol e César Almeida, goleiros;

Fabio Chiuffa e Rudolph Hackbarth, pontas direitas; 

José Toledo e Gustavo Rodrigues, armadores-direitos; 

Henrique Teixeira, central;

Guilherme Valadão, Thiagus Petrus, Thiago Ponciano, Haniel Lângaro e, Raul Nantes, armadores-esquerdos;

Cleryston Novais e Felipe Borges, pontas esquerdas; 

Alexandro Pozzer e Vinicius Teixeira, pivôs.


De acordo com o fisioterapeuta da seleção, Gustavo Barbosa, ter bastante atenção a todos os detalhes é importante, principalmente da programação em relação à mensuração das cargas. “Isso para que a gente consiga tentar controlar toda a intensidade, todo o trabalho dos meninos para não gerar nenhum tipo de sobrecarga e nenhuma lesão?. Afinal, ainda que seja elaborada uma série de intervenções para prevenção, o esporte nesse nível de competição que eles estão tem bastante contato, carga e intensidade, o que pode gerar algumas lesões?”, diz Barbosa. 


O COB - Comitê Olímpico Brasileiro - forneceu dois equipamentos de extrema importância e que estão ajudando bastante a recuperação dos atletas.


Com 730 gols pela seleção e almejando chegar aos mil, o maior pontuador da equipe, o ponta esquerda Felipe Borges, que joga no Tremblay Handball da França, afirma que o objetivo como sempre nesta competição é superar os limites e continuar a mostrar no cenário internacional (mundiais/olimpíadas) que o handebol brasileiro está melhorando. “Sempre jogar um torneio ou um amistoso antes nos dá a motivação e o ritmo para chegar bem preparado ao mundial"?, diz ele.


Segundo Borges, nos três últimos mundiais foram sempre eliminados com a diferença de um gol. “O que nos deixa muito triste, porém também nos motiva em saber que podemos e devemos passar esse obstáculo, o qual nos incomoda nos últimos anos“?, diz o jogador.


Dos dezesseis atletas escalados, três atuam no Brasil e, dentre eles, o armador esquerdo Guilherme Valadão, do Taubaté/FAB/UNITAU, com 176 gols pela seleção e seu terceiro Mundial Adulto. Para Valadão, há muito o que se esperar desta equipe, pois ?ainda é uma seleção nova, com jogadores novos, mas já com muita experiência europeia.? “Aqui mesmo dentro da seleção nós sempre comentamos que quanto mais experiência, mais responsabilidade. Logo, essa cobrança é normal vir. Nós temos que lidar com elas porque faz parte do nosso trabalho. E acho que isso é super positivo. Em Alguns momentos claro que não é totalmente positivo, mas em grande parte nos faz crescer e treinar mais.  E quando vem uma demonstração de carinho e até um elogio, aí sim nós sabemos que nosso trabalho tá sendo muito bem feito?”, diz o atleta.


Os jogos do ?Gjensidige Cup 2019 serão no ?Oslo Spektrum ?e ?Nordstrandshallen?, em Oslo - Noruega, entre hoje (03/01) a  06/01, nos seguintes horários [Brasília]:


03.01.19 (Hoje) 

15h15min - Noruega x Islândia 

17h30min - Brasil x Holanda


05.01.19 (Sábado)

12h30min - Brasil x Islândia 

15h15min - Noruega x Holanda 


06.01.19 (Domingo) 

12h30min - Islândia x Holanda

15h15min - Brasil x Noruega

Compartilhe:

Comentários

comentários providos por Disqus

Apoiador

Parceiros Institucionais

Filiado A